Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

O oxigênio tem 5 isótopos.  O mais abundante na natureza é o de número de massa 16.  A êsse isótopo atribuímos arbitrariamente massa atômica 16,0000.  Considerando os 5 isótopos do oxigênio e suas abundâncias relativas, atribuindo massa atômica 16,0000 ao isótopo de número de massa 16, e calculando uma média para a massa atômica do oxigênio, encontramos o valor 16,00435.

Em Física se adota então, como unidade de massa atômica,  de massa atômica média do oxigênio.  Representaremos essa unidade por u.m.a..

A massa do próton é 1,007582 u.m.a..  A do neutron é 1,008930 u.m.a..  Ambas são quase iguais a 1 u.m.a..  É por isso que o número de massa de um elemento dá aproximadamente sua massa atômica.  Compare os números de massa e as massas atômicas dos isótopos do oxigênio e os do hidrogênio, dados no parágrafo anterior.

Autor: Roberto A. Salmeron

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.