Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 



Figura 3a. Construção de amperímetro com galvanômetro e resistor em paralelo
Um amperímetro é construído pela associação em paralelo de um resistor (chamado de "shunt") com um galvanômetro (Figura 3a). A corrente total IA que atravessa a associação se divide na corrente IG que atravessa o galvanômetro, e é por ele medida,  e na corrente IS que é desviada atravessando o "shunt", na razão inversa de suas resistências. A corrente IG que atravessa o galvanômetro é apenas uma fração da corrente total IA; sabendo em que proporção a corrente total IA se divide entre IG  e  IS poderemos determinar quanto vale a corrente total I medindo a parte dela que atravessa o galvanômetro.
Mostre que e a partir daí que  
O número adimensional  é o fator de amplificação da escala natural de medida de corrente do galvanômetro conseguida com a associação em paralelo com o resistor RS. A partir dessa relação podemos calcular o valor da resistência necessário para converter o galvanômetro num amperímetro na escala desejada.

A resistência do amperímetro na nova escala é RA enquanto a corrente máxima que se pode medir é igual a RGIFE/RA. O produto da resistência numa escala pela corrente máxima nessa escala é igual para todas as escalas e corresponde à máxima queda de potencial no amperímetro. Esse valor é uma característica do galvanômetro utilizado no amperímetro, e é igual ao produto da resistência do galvanômetro RG  pela corrente de fundo IFE:

queda de potencial máxima no amperímetro  =  RGIFE (em A).

Niels F. Lima

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.