Para o desenvolvedor (conteudista, DI, programador etc)
Fácil e barato de produzir (workflow já estabelecido)
Ferramentas de autoria
Avaliação automatizada (puzzles, quizzes etc)
Feedback automatizado e imediato
Padrões: SCORM, AICC etc
A proposta
Let's go beyond?
Que tal juntar os dois?
Beyond simulações... É usar o processamento a nosso favor
Dar e pedir ao usuário informações mais elaboradas
Avaliação automatizada*
Feedback automatizado e imediato*
Relatórios de acompanhamento
Padrões de código e de e-learning (reusabilidade)
Exemplos
Going beyond
OA "arrasta-e-solta"
Applet (DNA puzzle)
DNA puzzle (Biologia)
Área de exploração
Applet
Sistema de referência (Física)
Edutainment
Applet
Lançamento balístico (Física)
Incentivar o "espírito científico"...
Applet (fotossíntese)
A fotossíntese (Biologia)
OA colaborativos
Applet (mundo virtual)
O conceito de empirismo nas ciências (todas as ciências)
A produção
the flight recipe
Como produzir esses OA?
Metodologia
ADDIE é sequencial (waterfall)
Scrum é iterativo (sprints)
Um não substitui o outro
Flexibilidade: novas ideias surgem durante o desenvolvimento
Adaptabilidade: difícil enxergar todas as possibilidades/dificuldades no início
Simplicidade: menos documentação
Multidisciplinaridade: maior integração entre DI, conteudista, ilustrador, programador etc
Objetividade: validação é feita no próprio OA, não no roteiro.
Dificuldade: DI e conteudista precisam estar na equipe como Product Owner (equipe dedicada)
Como produzir esses OA?
Padronização
Tentação: usar ou não usar padrões?
Os padrões são limitados e complexos
Se o OA é um SCO: usamos SCORM 2004 CAM e RTE (não usamos SN)
Se o OA é um Asset: usamos HTML/CSS/JavaScript, Flash e/ou Java
Mecanismos de persistência: SCORM, Local Storage (HTML5), Tin Can
Metadados: LOM ou <metadata/> ?
Conclusões
debriefing
Conclusões
Produção de OA beyond turning-pages e simulações
Metodologia de produção: "ScrumADDIE" (e seus anagramas)
Pesquisas e eventos:
Sistema multi-agentes em atividades colaborativas sobre empirismo nas ciências. Applications to Provide Learning and Teaching Support (APPLETS), Aracajú (novembro/2011).
Participação e desempenho de alunos no uso de OA interativos que simulam situações-problema na Licenciatura em Ciências da USP/Univesp. Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED), São Carlos (setembro/2012)
Objetos de aprendizagem na USP/Univesp. Gestão de Informática (Geinfo), Águas de Lindóia (outubro/2012)
Objetos de Aprendizagem interativos em atividades colaborativas no curso de Licenciatura em Ciências da USP/Univesp. III Seminário Web Currículo – Educação e Mobilidade, São Paulo (novembro/2012). Aguardando aprovação.
Minicurso sobre desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem digitais. Universidade Federal de Roraima (novembro/2012).