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Objetos de aprendizagem d i g i t a i s

beyond turning-pages

Pressione para avançar.

Ivan Pagnossin @ CEPA

Índice

Os alicerces

known stuff

No princípio havia os applets...
  • Estão por aí desde ~1990
  • Simulações complexas
  • Recursos expositivos
  • Interfaces complexas
PhET.colorado.edu
Merlot.org
... atualmente, os OA* turning-pages

Para o usuário

  • Beyond texto e vídeo-aula
  • Fácil de usar

Para o desenvolvedor (conteudista, DI, programador etc)

  • Fácil e barato de produzir (workflow já estabelecido)
  • Ferramentas de autoria
  • Avaliação automatizada (puzzles, quizzes etc)
  • Feedback automatizado e imediato
  • Padrões: SCORM, AICC etc
*OA = Objeto de Aprendizagem

A proposta

Let's go beyond?

Que tal juntar?
Que tal juntar os dois?
  • Beyond simulações... É usar o processamento a nosso favor
  • Dar e pedir ao usuário informações mais elaboradas
  • Avaliação automatizada*
  • Feedback automatizado e imediato*
  • Relatórios de acompanhamento
  • Padrões de código e de e-learning (reusabilidade)
*Quando for conveniente.

Exemplos

Going beyond

Que tal juntar?

OA "arrasta-e-solta"


Applet (DNA puzzle)
DNA puzzle (Biologia)

Área de exploração


Applet
Sistema de referência (Física)

Edutainment


Applet
Lançamento balístico (Física)

Incentivar o "espírito científico"...


Applet (fotossíntese)
A fotossíntese (Biologia)

OA colaborativos


Applet (mundo virtual)
O conceito de empirismo nas ciências (todas as ciências)

A produção

the flight recipe

Como produzir esses OA?

Metodologia


  • ADDIE é sequencial (waterfall)
  • Scrum é iterativo (sprints)
  • Um não substitui o outro
  • Flexibilidade: novas ideias surgem durante o desenvolvimento
  • Adaptabilidade: difícil enxergar todas as possibilidades/dificuldades no início
  • Simplicidade: menos documentação
  • Multidisciplinaridade: maior integração entre DI, conteudista, ilustrador, programador etc
  • Objetividade: validação é feita no próprio OA, não no roteiro.
  • Dificuldade: DI e conteudista precisam estar na equipe como Product Owner (equipe dedicada)

Como produzir esses OA?

Padronização



  • Tentação: usar ou não usar padrões?
  • Os padrões são limitados e complexos
  • Se o OA é um SCO: usamos SCORM 2004 CAM e RTE (não usamos SN)
  • Se o OA é um Asset: usamos HTML/CSS/JavaScript, Flash e/ou Java
  • Mecanismos de persistência: SCORM, Local Storage (HTML5), Tin Can
  • Metadados: LOM ou <metadata/> ?

Conclusões

debriefing

Conclusões

  • Produção de OA beyond turning-pages e simulações
  • Metodologia de produção: "ScrumADDIE" (e seus anagramas)
  • Pesquisas e eventos:
    • Sistema multi-agentes em atividades colaborativas sobre empirismo nas ciências. Applications to Provide Learning and Teaching Support (APPLETS), Aracajú (novembro/2011).
    • Participação e desempenho de alunos no uso de OA interativos que simulam situações-problema na Licenciatura em Ciências da USP/Univesp. Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIED), São Carlos (setembro/2012)
    • Objetos de aprendizagem na USP/Univesp. Gestão de Informática (Geinfo), Águas de Lindóia (outubro/2012)
    • Objetos de Aprendizagem interativos em atividades colaborativas no curso de Licenciatura em Ciências da USP/Univesp. III Seminário Web Currículo – Educação e Mobilidade, São Paulo (novembro/2012). Aguardando aprovação.
    • Minicurso sobre desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem digitais. Universidade Federal de Roraima (novembro/2012).

Obrigado pelo seu tempo!







Ivan Ramos Pagnossin
irpagnossin@usp.br