OS MOVIMENTOS DA TERRA
A Terra com a sua forma esférica, um pouco achatada nos pólos abaulada no equador, executa entre outros dois movimentos muito importante: rotação e translação.
MOVIMENTO DE ROTAÇÃO
É o movimento que a Terra faz em torno de si mesma ou no eixo imaginário que passa pelos seus pólos. A duração desse movimento é de 24 horas, ou seja, mais precisamente de 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, e sua velocidade é de 1,666 Km/h na altura do equador. Nos pólos a velocidade é nula. A Terra movimenta e gira sobre si mesma diante do Sol, o que possibilita a ocorrência dos dias e das noites.
O fato é que o Sol não poderia mesmo girar ao redor da Terra, pois se assim fosse, estaria contrariando a conhecida Lei de Newton, segundo a qual "os corpos se atraem na razão direta de suas massas..." Ora, se a massa do Sol é 330 vezes maior do que a da Terra, ele jamais poderia girar ao redor da Terra. A assim a "trajetória" diária do Sol ( nasce a Leste e se põe a oeste) é apenas aparente.
As conseqüências da rotação terrestre são:
MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO
É o movimento que a Terra (bem como os demais planetas) executa ao redor do Sol. A trajetória percorrida chama-se órbita e tem a forma ligeiramente oval, ou seja , elíptica.
essa órbita mede cerca de 930 milhões de quilômetros e é percorrida pela Terra em exatamente, 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos, a uma velocidade média de 29,9 Km/s.
Enquanto a principal conseqüência do movimento de rotação é a sucessão dos dias e das noites, no caso da translação é a ocorrência das estações do ano, períodos durante os quais, dependendo da posição da Terra em relação ao Sol, os hemisférios norte e Sul da Terra poderão ser igual ou desigualmente iluminados. Isso, como sabemos, tem grande influência e importância na vida em geral e também nas atividades humanas em particular.
Por que existem as estações do ano?
Existem por dois motivos:
A TRANSLAÇÃO DA TERRA E ANO BISSEXTO
O movimento da translação terrestre é base ou referencial Para a divisão do tempo. De acordo com o antigo calendário egípcio, duração do ano civil era de 365 dias. Como movimento de translação da Terra é de 365 dias e 6 horas, os romanos corrigiram o calendário egípcio acrescentando a seu calendário (juliano, 46 a.C.) aquelas 6 horas que não eram computadas pelos egípcios.
Como "sobravam" 6 horas em cada ano, no final de 4 anos essas 6 horas, somados (24 horas), eqüivaliam a 1 dia. Os romanos acrescentaram, então, esse dia ao mês de fevereiro.
É por isso que, a cada 4 anos, o mês de fevereiro, que normalmente tem 28 dias, passa a ter 29. É chamado o ano bissexto. Como o ano de 1996 foi bissexto, os próximos serão 2000, 2004 e assim sucessivamente.
A pessoa que nascer no dia 29 de fevereiro, ano bissexto, e for registrado nesta data, só fará aniversário de 4 em 4 anos.
ESTAÇÕES DO ANO
Os Solstícios correspondem às épocas do ano em que os hemisférios norte e sul da Terra são desigualmente iluminados. Ocorrem nas seguintes datas:
21 de junho. È o solstício de verão no hemisfério norte. O Sol encontra-se na altura do Trópico de Câncer , ocasionando o verão, época de dias mais longos e noites mais curtas.
Os equinócios correspondem às épocas do ano em que os hemisférios norte e sul são igualmente iluminados. Ocorrem nestas datas: