Notícias Sobre o Uso da Energia dos Oceanos

 

            Em teste: No Instituto de Tecnologia de Nova Jersey, nos Estados Unidos, um modelo de gerador de energia elétrica, a partir das ondas do mar, está sendo testado. consiste em barcaças chamadas Merrimacks que ficam ancoradas no leito do mar e flutuando na superfície. Elas têm a função de abrandar a força das ondas e direcionar a água através de um conduto diretamente ligado a uma turbina que movimenta um gerador. Balça: 2 X 6m - Potência 460 w. (Galileu, Julho 99).

 

Ilustração Luiz Iria  

       Já uma empresa de nova jersey tem um outro projeto que consiste em extrair eletricidade do interminável sobe e desce das ondas. o segredo está no material usado para construir o gerador: um plástico chamado fluoreto de polivinideno (PVDF). Esse plástico quando tensionado, libera alguns elétrons de suas moléculas. Uma placa de PVDF é presa entre uma bóia e uma âncora, ganhando esticamento e encolhimento em função do movimento das ondas gerando eletricidade. (Superinteressante, Novembro 95).

 

 

          Deu no Jornal: Em 1990, a primeira usina norueguesa de energia das ondas foi instalada na cidade costeira de Tostestallen. Um recife submerso, natural ou artificial, aumenta a altura das ondas que enchem o reservatório, forçando a água para dentro da turbina, que move o gerador de energia. (Jornal do Brasil)