Vulcões e Regiões Vulcânicas
Sabemos que no centro da Terra existe uma fonte de energia que é praticamente ilimitada. É a energia geotérmica.
O centro da Terra é constituído de magma, ou seja, rochas fluidas e incandescentes também conhecidas como lava. Em várias regiões de áreas vulcânicas do nosso globo a energia geotérmica se encontra na superfície sob a forma de água quente e vapor, que pode ser utilizada para mover turbinas geradoras de eletricidade.
Em Larderello, Itália, no ano de 1904, foi inaugurada uma estação geradora de eletricidade com base na energia geotérmica, que produz energia elétrica suficiente para o consumo local, já na Cornualha (Inglaterra) e Los Alamos no Novo México, hoje, procuram-se formas de aproveitar a energia encerrada sob rochas quentes, duras e à grande profundidade abrindo-se poços paralelos, dois a dois. O maior deles atinge a profundidade de 4400m, onde a temperatura das rochas chega a 327°C.
Próximo ao Circulo Polar Ártico, na Islândia, agricultores cultivam frutos tropicais utilizando águas das fontes termais da ilha para aquecer estufas.
Existe uma certa ambiguidade na relação entre os homens e os vulcões. Os homens sempre conheceram os vulcões como destruidores, mas, ao mesmo tempo, também nunca deixaram de contemplar sua beleza. Os antigos romanos consideravam aquelas montanhas flamejantes como a morada do Deus do Fogo e dos Metais e, deram-lhe o nome de Vulcano. Já para os primeiros cristãos os vulcões eram a janela do inferno.
Se você quiser ver um mapa onde é possível localizar os vulcões e regiões vulcânicas do nosso planeta clique aqui: Mapas
O Havai e a Islândia não têm motivos para reclamar dos vulções pois, graças a eles, o território desses dois arquipélagos não pára de aumentar. A islândia ganhou uma nova ilha em 1963, a partir de uma erupção submarina, a Surtsey. Já o Havai tem ganho, de tempos em tempos, novas ilhas, como por exemplo a Loihi que deverá se incorporar daqui a alguns milhares de anos às existentes. Seu cume hoje se encontra a 600 metros abaixo da superfície do oceano.
Os vulcões criam a beleza das paisagens que atraem milhões de turistas de vários pontos do globo, como o próprio Havai.
Os vulcões, além de mudar a geografia, são grandes refinarias de substâncias químicas; como o sódio, potássio e enxofre; que trazidas para a superfície da terra vão produzir adubos; daí vem o fato dos solos vulcânicos serem muito férteis. Na Islândia, que não possui hidrelétricas, o benefício compensa o risco, sempre iminente, de uma erupção.
Hoje em dia, com o avanço da tecnologia e apesar das dificuldades, as previsões das erupções vulcânicas estão sendo conseguidas com uma grande antecedência e nível alto de acerto. Assim, por exemplo, em abril de 1991 os cientistas filipinos perceberam sinais de atividade no Pinatubo, ilha de Luzon, e ordenaram a evacuação dos arredores do vulcão mas somente no dia 15 de julho a hecatombe aconteceu; tendo sido a erupção mais violenta dos últimos 75 anos. Graças ao alerta dado com grande antecedência foram salvos 20000 moradores.
Gêiser ou Geyser - é uma fonte de de onde surgem, sob pressão, água quente e vapor d'água de forma continua, com emanações sulfurosas. Os gêiseres resultam do aquecimento, até a ebulição, da água do lençol freático por gases vulcânicos. Esses vapores d'água sob alta pressão são aproveitados para girar tubinas que geram eletricidade, ou, ainda, a água pode ser bombardeada para camadas profundas, tornando-se muito quente; com alta pressão, devido ao calor interno, a água retorna a superfície e poderá também ser utilizada para produzir eletricidade, e o excesso de água quente, para aquecer as residências.
As usinas geotérmicas podem produzir energia quase ininterruptamente, mesmo quando não há sol ou ventos, mas, precisam ser cuidadosamente exploradas, para que não haja esgotamento da fonte local de calor.
No mundo geram mais de 5600 megawatts. Cerca de 40% da eletricidade produzidas em El Salvador provém do calor da Terra; na Nicarágua, 28% e no Quênia, 11% e em outros países como o México, Chile, Japão, Itália e França também dispõem abundamente dessa fonte de Energia. No Brasil há estudos para se verificar a viabilidade econômica de fontes geotérmicas na Bacia do Paraná.
![]() |
![]() |
O Gêiser Oldfaithful, no parque nacional de Yellowstone (EUA) | Usina geotérmica na região sudoeste da Islândia, capaz de gerar 2,7 MW de energia elétrica |