TIPOS DE ÁLCOOL

 

Álcool, s.m. Denominação genérica dos componentes orgânicos resultados da substituição de um ou mais átomos de hidrogênio dos hidrocarbonetos por um ou mais oxidrílos, líquidos obtidos pela destilação de substâncias açucaradas, fermentadas, Bebida alcóolica.

Produto resultante da fermentação etnólica do caldo da cana e melaço submetido a posterior destilação

Tipos de álcool:

Álcool Extra Neutro: Usado na elaboração de bebidas em geral, cosméticos e produtos farmacêuticos. É mais puro álcool e não interfere em aromas/sabores

Álcool Hidratado Carburante : É o álcool combustível a 96 GL ( 96% partes de álcool puro mais 4% água

Álcool Refinado e Neutro : Aplicam-se as mesmas finalidades do extra neutro, distinguindo-se deste pelo dor mais acentuado. Por ter custo mais baixo é utilizado pelas industrias de bebidas e cosmética populares.

Álcool Iso-Amílico: Subproduto, de odor acentuado usado como solvente na indústria em geral, matéria prima para acetato de amila ( essências ).

Álcool Anidro: Usado como aditivo aos combustíveis. Composto 99,5% de álcool puro mais 0,5% água. É adicionado à Gasolina a 22% para substituir o chumbo ( venenoso, prejudicial a saúde e o meio ambiente ). É menos poluente e, adicionado na proporção correta, não afeta o desempenho do motor. Sua adição ao óleo diesel encontra-se em fase de estudos.

Todo Álcool Anidro, misturado à gasolina como aditivo, até 30/04/97 era vendido pelo produtor a único comprador, a Petrobrás, que detinha o monopólio da produção da gasolina e da mistura ( a parte mais atrativa da operação ). A partir de 01/05/97 foi liberada a comercialização diretamente as Distribuidoras.

Clique aqui