Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

A energia que o gerador fornece é utilizada em parte pelo circuito interno e o restante pelo circuito externo.  Sendo  a resistência interna, a energia consumida pelo circuito interno durante o tempo t é ; sendo  a resistência externa, a energia consumida pelo circuito externo durante o tempo t, é (fig. 165).

A f.e.m. do gerador por definição é .  Sendo , temos:

Mas, .  Então:

     ou    

Essa expressão resume a lei de Ohm para os circuitos fechados, ou lei de Pouillet: “a f.e.m. de um gerador é igual ao produto da intensidade da corrente pela resistencia total do circuito”.

Vemos por aí que a f.e.m. é dada pelo produto de uma resistência por uma intensidade de corrente, o que confirma que f.e.m. é grandeza da mesma espécie que diferença do potencial.

Sendo ,  a f.e.m. e a soma de duas diferenças de potencial: uma ,  é a diferença de potencial entre os extremos do circuito externo; outra,  é a diferença de potencial entre os extremos do circuito interno.

Fazendo ,  temos:

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.