Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve. Esse módulo do sistema estará disponível em breve.


 

Suponhamos um indutor carregado, por exemplo positivamente.  Na parte do induzido próxima do indutor aparece carga elétrica negativa.  As linhas de força do campo elétrico existente entre o indutor e o induzido “saem” do indutor e “chegam” ao induzido.  Assim, em um ponto da superfície do indutor o vetor campo elétrico é  e tem o sentido indicado na figura; em um ponto da superfície do induzido o vetor campo elétrico é (fig. 83).

             

Figura 83

Consideremos no indutor um elemento de superfície de área , e o tubo de forças determinado por .  Esse tubo de forças determina, no induzido, um elemento de superfície de área .  Essas duas superfícies correspondentes do mesmo tubo de forças chamam-se elementos correspondentes.  É muito importante o seguinte:

“Dois elementos correspondentes possuem cargas elétricas de mesmo valor absoluto e de sinais contrários”.

Seja  a carga elétrica contida em  e  a carga elétrica contida em .  Que elas tem sinais opostos, é evidente.  Precisamos provar que  .  Consideremos os elementos correspondentes suficientemente pequenos para que em cada um deles o campo possa ser considerado uniforme.  Como as linhas de força sempre encontram a superfície do condutor perpendicularmente,  é normal a , e  normal a .  Então o fluxo que sai de , vale:

O fluxo que chega a  vale:

Por definição, os elementos correspondentes são abrangidos pelo mesmo fluxo.  Então , ou seja:

Mas, pelo Teorema de Coulomb ,

           e         

Logo:

ou:

o que significa que:

como queríamos demonstrar.

 

 
   

 


©2004 - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada. Todos os direitos reservados.